Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Paranaense morre em combate na guerra da Ucrânia

 

Gabriel Lopacinski, um jovem paranaense de 22 anos, natural de Mallet, no sul do Paraná, faleceu em combate na guerra da Ucrânia. Descendente de ucranianos, Gabriel voluntariou-se para lutar ao lado das forças ucranianas contra a invasão russa.

De acordo com informações, ele foi atingido por uma granada russa lançada por um drone durante uma operação militar no dia 12 de janeiro de 2025. Apesar de ter sido socorrido, não resistiu aos ferimentos. A família foi informada sobre o falecimento no dia 13 de janeiro.

A prefeitura de Mallet emitiu uma nota lamentando a perda e destacando a coragem de Gabriel, que carregava em seu coração o amor pela terra de seus ascendentes e a firme convicção de que a liberdade é um direito inalienável de todos os povos.

Este não é o primeiro caso de um paranaense que perde a vida no conflito. Em 2023, o estudante de medicina Murilo Lopes Santos, natural de Castro, também morreu em combate na Ucrânia.

O Paraná possui uma significativa comunidade de descendentes de ucranianos, estimada em cerca de 80% dos 600 mil descendentes que vivem no Brasil. Cidades como Prudentópolis têm aproximadamente 75% de sua população com ascendência ucraniana.

A participação de voluntários estrangeiros na guerra da Ucrânia tem sido notável desde o início do conflito. A Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia foi criada para permitir que estrangeiros se unissem às forças ucranianas na defesa do país.

Fonte:Band News 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jonas Ferreira Bahia celebra lançamento de novos livros e destaque em projetos culturais

  Por: Rádio Pioneira FM  O escritor Jonas Ferreira Bahia, figura de destaque em Pinhão, celebra o lançamento de seus mais recentes livros: ...