Fonte: RSN |
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o processo de alocação de leitos é gratuito e não envolve qualquer tipo de cobrança financeira. A Central de Regulação de Leitos funciona de maneira integrada com os municípios do Paraná e gerencia as solicitações conforme critérios técnicos, priorizando pacientes de acordo com a gravidade do quadro clínico e a disponibilidade de vagas.
A Sesa reforça que todo o processo é feito por meio do sistema informatizado Care. A Central realiza uma busca ativa por leitos e, quando a vaga é confirmada, notifica a unidade hospitalar responsável para que a transferência do paciente seja providenciada.
A avaliação das solicitações é feita individualmente, considerando o estado clínico do paciente, exames e diagnósticos médicos. Esses dados são inseridos no sistema pela unidade que faz o pedido, que também precisa manter as informações atualizadas.
Atenção aos golpes!
A Secretaria alerta que, caso receba ligações pedindo dinheiro ou informações pessoais, os cidadãos não devem fornecer dados ou realizar pagamentos. Tentativas de golpe devem ser denunciadas pelo telefone 181.
A recomendação é reforçar os cuidados para evitar que familiares de pacientes sejam vítimas de estelionatários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário