Foto/DiarioReservense |
Os moradores da comunidade Quilombola Paiol de Telha em Reserva do Iguaçu interditaram no final da manhã desta quinta(22), a PR-459 que liga Reserva do Iguaçu a Pinhão.
Uma das reivindicações por parte dos lideres dos quilombolas é que pela segunda vez um dos Superintendentes do Incra prometeu realizar uma visita a comunidade, porém não apareceu na data marcada.
O próprio Incra marcou uma reunião que seria ontem as 14 horas e 30 min, porém o mesmo desmarcou dizendo que poderia vir hoje,a Comunidade se reuniu e o Incra não compareceu.
Em razão desse acontecido a decisão tomada pela comunidade foi em interditar a PR 459 até que representantes do Incra cumpram com o prometido.
Neste dia 23 de junho a PR foi interditada novamente as 8 horas da manhã, e permanecera até as 18 horas, sendo permitida a passagem somente de veículos do Transporte Escolar e da Secretária de Saúde.
Abaixo está o trecho do relato de um dos manifestantes:
” Presença do Incra Hipoteca as outras áreas que totalizem 1460 hectares, conforme o decreto assinado em 2015 pela presidenta Dilma Rousseff já desvinculada de hipoteca e a combinar uma data para a entrega das demais fazendas garantidas no decreto de 2015.
Indenização é assunto entre a empresa Agrária e Incra, os quilombolas estão amparados no decreto 4887/2003 e uma vez assinada o decreto em 2015 já está desde então liberado oficialmente o território para nós quilombolas. Se houver dificuldades financeiras para que a Agrária peça a indenização, a mesma deve entrar na Justiça para resolver essa questão. Nós quilombolas nos eximimos desta função.
Nós exigimos o cumprimento do Decreto 4887/2003 na íntegra do respeito aos direitos dos nossos antepassados … direitos humanos e direitos territoriais esperados a mais de 500 anos. ”
Postado por: Diario Reservense
Nenhum comentário:
Postar um comentário